quarta-feira, 1 de abril de 2009

01 de abril - Dia da Mentira!

Mentir é esconder, transgredir e são muitas as razões que levam uma pessoa a mentir, como conflitos internos, insegurança, necessidade de aprovação, dificuldade em assumir os próprios atos e suas conseqüências. Quase sempre a própria pessoa não tem consciência dos motivos internos, por falta de autoconhecimento.
Mente-se também quando há dificuldade de lidar com as próprias frustrações e dos outros. Ao dizer a verdade, corre-se o risco de destruir a idealização que fazem a seu respeito e nem sempre se está preparado para que alguém o veja como realmente é. Neste caso, a necessidade de mentir confunde-se com a necessidade de ser aceito. Ou seja, quem mente não se aceita, refletindo um conflito interno que requer uma avaliação profunda dos próprios valores
A verdade deve ser encarada por cada um, em duas situações diversas: como quem fala e como quem ouve. É preciso estar aberto e preparado para falar, mas também para ouvir. Para dizer a verdade não é preciso ser agressivo. Por mais que algumas verdades possam machucar, uma verdade vale mais que mil mentiras. É importante sempre ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, de quem está recebendo a mentira. Quem demonstra não estar preparado para a verdade é apenas quem mente.
Diante de tudo isto, quem mente demonstra que valores como amizade, cumplicidade, integridade, ética, caráter e confiança, que são os verdadeiros alicerces das relações humanas, não são importantes e valiosos como deveriam ou poderiam ser. Vale pensar e refletir nas conseqüências antes de fazer algo que o levará a mentir.
Em qualquer situação, a verdade, tanto de quem fala, quanto de quem ouve, só é adequada para quem está preparado para crescer.

Espero que você esteja!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário